• Imagem cabeçalho site do colegiado de contabeis, logo

Histórico

O curso de Ciências Contábeis da Universidade Estadual de Feira de Santana foi implantado no ano de criação da Universidade, em 1976. Juntamente com os cursos de Administração e de Ciências Econômicas, foram os primeiros cursos da área de Ciências Sociais Aplicadas implantados na instituição. O primeiro currículo do curso de Ciências Contábeis da UEFS, denominado Currículo 133, possuía 8 (oito) semestres, em quatro anos de duração, e entrou em vigor no semestre 1976/1. O curso foi reconhecido pela Portaria Ministerial nº 572/1980, de 31 de outubro de 1980.

Em 1992, o extinto Conselho Federal de Educação (CFE), atual Conselho Nacional de Educação, emitiu a Resolução CFE n° 03/1992, instituindo o currículo mínimo para os cursos de graduação em Ciências Contábeis. Esta Resolução trouxe inovações para a formação do profissional contábil, a exemplo da exigência da inclusão da disciplina Teoria da Contabilidade nos currículos dos cursos de graduação e o aumento do tempo de duração do curso para 5 (cinco) anos, dentre outras modificações. Para cumprir tais exigências, a UEFS efetuou uma reforma no currículo e instituiu o segundo currículo para o curso de Ciências Contábeis, denominado Currículo 135, desta vez com duração de 10 semestres letivos (5 anos) e que entrou em vigor em 1994/1.

Após a edição da Lei 9.394/96 – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, a Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação (CNE/CES) passou a emitir diretrizes curriculares nacionais para os cursos de graduação. No caso de Ciências Contábeis, as Diretrizes Curriculares Nacionais foram estabelecidas pela Resolução CNE/CES n° 10/2004, a qual, dentre as novidades, modificou o tratamento dado ao estágio e voltou a prever o curso de graduação com duração 4 (quatro) anos. Isto requereu uma nova adequação curricular aos cursos e a UEFS efetuou uma nova reforma do currículo, o qual entrou em vigor em 2007/1 e permanece até a presente data.

Recomendar esta página via e-mail: