• Imagem cabeçalho site do colegiado de contabeis, logo

Contabilidade Familiar

A gênese do projeto Contabilidade familiar – um instrumento de educação financeira que contribui para a sustentabilidade das unidades populares ocorreu em 2004, por iniciativa da Profa. Ms. Ione Aparecida Silva da Cruz, com o lançamento do livro O Poder dos Seus Sonhos”. De lá pra cá, a pesquisadora aperfeiçoou os conceitos e a temática, direcionando para Educação Familiar, com vistas a incorporar em seus estudos as orientações da Estratégia Nacional de Educação Financeira (ENEF), criada pelo Governo Federal através do Decreto nº 7.397/2010.

O Projeto de Extensão é desenvolvido na Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) desde 2011 e no ano de 2019 foi aplicado aos servidores administrativos da Instituição. A ideia central é proporcionar à comunidade de Feira de Santana, informação, orientação e formação financeira, a fim de colaborar para que esses indivíduos afiram corretamente e de forma consistente a administração das suas finanças pessoais em seu projeto de vida.

ContFamiliar1

As oficinas têm duração média de 04 horas  e estão divididas em duas partes, onde os professores apresentam conceitos e utilizam materiais que estimulam de forma lúdica a criação do Jornal R.P.D.G. (Inspirado no Bullet Journal), com um dos pilares de sustentação da Contabilidade Familiar proposto pelo projeto, que é o atalho mental R.P.D.G (Receber, Poupar, Doar e Gastar).

Na parte 1 – Meu Projeto de Vida, utiliza-se os elementos: A minha retribuição; Minha biografia (contar um pouco da sua história e origem do seu nome), Minha missão, Sonhos de vida, Mapa do Tesouro.

Na parte 2 – Finanças pessoais utiliza-se os elementos: Um diagnóstico financeiro, Dívidas, Comparativo de dívidas, Balanço Patrimonial R.P.D.G., Orçamento R.P.D.G e Fluxo de Caixa R.P.D.G (Contas a pagar e Receber).

Os encontros para o desenvolvimento das oficinas aplicam estratégias dinâmicas e intuitivas abordando aspectos da vida do participante contemplando as suas experiências, seus anseios dentro de um recorte atemporal, mas com perspectiva de aplicabilidade no presente e futuro.

ContFamiliar2

As oficinas realizadas em 2019 com os servidores da UEFS foram ministradas pela Profa. Ms. Ione Cruz e contaram com a participação do Prof. Esp. Marival Rodrigues Silva e Profa. Ms. Priscilla Motta Oliveira Ramos.

Recomendar esta página via e-mail: