• Imagem cabeçalho site do colegiado de contabeis, logo

Interdisciplinaridade e Linhas de Pesquisa

INTERDISCIPLINARIDADE

A interdisciplinaridade busca a integração das disciplinas numa atuação holística, tendo a compreensão de que nada funciona isoladamente. A construção do conhecimento acontece num contexto dinâmico e não em uma perspectiva fragmentada e estática. A interdisciplinaridade é base para a compreensão da complexidade do mundo globalizado. No processo interdisciplinar os alunos constroem por si mesmos suas redes de conhecimento, transformando-se em indivíduos mais críticos e reflexivos. Objetivamente, a interdisciplinaridade acontecerá através da discussão de diversas formas, de temas sob o enfoque das diversas disciplinas do mesmo semestre, oportunizando o aluno a fazer a leitura dos fatos sob diversos ângulos.

LINHAS DE PESQUISAS

As linhas de pesquisa do Curso de Ciências Contábeis da Universidade Estadual de Feira de Santana serão as seguintes:

I. Finanças

II. Controladoria

III. Contabilidade e Orçamento Público

Os projetos a serem desenvolvidos pelos alunos da Instituição contarão com a participação dos professores de cada área, os quais indicarão entre os seus pares, um coordenador.

Quadro Demonstrativo de Possíveis Projetos a Serem Implementados.

LINHA DE PESQUISA

OBJETIVO

FINANCEIRA

Pesquisar a estrutura financeira da média empresa da microrregião de Feira de Santana com o objetivo de propor soluções para os problemas relativos à estrutura de capital.

CONTROLADORIA

Levantar os principais instrumentos de controle gerencial, de responsabilidade, de planejamento e os sistemas de custos utilizados pelas empresas localizadas na microrregião de Feira de Santana e sua utilização como suporte de tomada de decisões.

CONTABILIDADE E ORÇAMENTO PÚBLICO

Estudar a aplicação do orçamento e da contabilidade pública junto às prefeituras da microrregião de Feira de Santana como instrumento de prestação de contas junto aos órgãos fiscalizadores e à população, bem como instrumento de tomada de decisão e cumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal.

Fonte: Projeto Político-Pedagógico do Curso.

Recomendar esta página via e-mail: