• Imagem cabeçalho site do colegiado de contabeis, logo

Características Institucionais e Gerais do Curso

CARACTERÍSTICAS INSTITUCIONAIS

Criada pela Lei 2784 de 24.01.70 e reconhecida pela Portaria Ministerial n. 874/86, a Universidade Estadual de Feira de Santana nasceu com dois compromissos fundamentais: a ênfase nas Ciências Humanas – instrumento privilegiado de racionalidade crítica e criativa - e a interiorização da educação superior.

A UEFS encontra-se inserida numa comunidade de aproximadamente 500.000 habitantes, que é a cidade comercial de Feira de Santana. Essa Instituição tem o compromisso de fazer com que o processo de desenvolvimento da Cidade esteja relacionado com a Universidade, tanto pelo preparo de mão-de-obra especializada para o mercado de trabalho, como também pela formação de cidadãos comprometidos com o bemestar-social. Além disso, por se encontrar situada no âmbito do semi-árido baiano, ela busca, desde a sua origem, gerar e disseminar conhecimentos que produzam transformações substanciais na vida dos sertões, na maneira como o seu povo vive, pensa, trabalha e cria, compondo, cada dia, a razão e a esperança de prosseguir.

Atualmente, a UEFS vem ampliando cada vez mais os seus projetos, tanto na área do ensino, como da pesquisa e extensão, buscando a produção e disseminação de conhecimentos que viabilizem a solução de problemas não apenas em nível local, mas também em âmbito estadual e nacional. Assim, a Instituição procura garantir a universalidade, sem deixar de lado o aspecto regional.

CARACTERÍSTICAS GERAIS DO CURSO

Acompanhando as tendências contemporâneas de considerar a formação em nível de graduação como uma etapa inicial da formação continuada, o curso terá duração de quatro anos. Nesse período, além de fornecer uma sólida base conceitual em contabilidade e controladoria, busca-se a inserção do aluno em conhecimentos de outras áreas consideradas essenciais ao bom desempenho profissional, tais como administração, economia, direito e métodos quantitativos.

Por outro lado, a fim de atender às necessidades diferenciadas do mercado e às peculiaridades da região em que a UEFS se encontra inserida, o curso contempla também algumas especialidades de atuação dos contadores, tais como: Contabilidade das Organizações Rurais e de Saúde. Nesse particular, atenção especial será dada às demandas oriundas do semi-árido baiano, visando à melhoria das condições de vida de sua população.

Quanto às áreas de atuação profissional, o contador tanto pode se direcionar para a contabilidade propriamente dita e a auditoria, como também para a controladoria econômico-financeira, que tem por fundamento o uso mais propício dos recursos da organização e onde as competências gerenciais são mais requisitadas.

Fonte: Projeto Político-Pedagógico do Curso.


Recomendar esta página via e-mail: