• Imagem cabeçalho site do colegiado de contabeis, logo

Atividades realizadas pelo NAF/UEFS

Desde a sua criação, o NAF UEFS já promoveu diversas atividades de extensão, voltadas tanto para o público interno como o público externo, como os demonstrados a seguir.

Atividades prestadas durante a pandemia da Covid-19 (a partir de abril/2020)

Regularização de CPF para o Auxílio Emergencial

AuxEmerg 

Por conta da pandemia da Covid-19, o Governo Federal criou o Auxílio Emergencial. Durante o processo de cadastramento para solicitação do benefício, muitas pessoas identificaram algum tipo de irregularidade no CPF: pendência com entrega de declaração do Imposto de Renda de anos anteriores, dados cadastrais incorretos/desatualizados, pendências com outros tributos e uma grande parte com o CPF suspenso.

Com o objetivo de atender a estas pessoas e evitar que elas precisassem sair de casa em busca de ajuda, o NAF-UEFS iniciou a prestação do serviço para este público. Foram ofertados serviços de orientação para regularização do CPF suspenso, atualização do CPF, consulta a situação cadastral e demais informações necessárias para que as pessoas regularizassem o CPF.

Os atendimentos tiveram início no dia 08 de abril de 2020 e foram realizados durante todos os dias da semana, inclusive sábados, domingos e feriados. A ação contou com o envolvimento de uma docente (coordenadora do núcleo) e sete discentes. Todos os atendimentos foram realizados de forma on-line via mensagem no Instagram do núcleo: @nafuefs


Orientações sobre o Auxílio Emergencial

AuxEmergCards

Durante os primeiros dias do atendimento para regularização do CPF, muitas pessoas entraram em contato com o NAF-UEFS para tirar dúvidas gerais sobre o Auxílio Emergencial. Com o objetivo de atender estas pessoas, o NAF-UEFS resolveu ampliar os serviços e passou a fornecer orientação sobre aspectos gerais relativos ao benefício, de forma a esclarecer as dúvidas das pessoas sem a necessidade de saírem de casa.

Os serviços ofertados foram de orientação sobre aptidão para receber o benefício, como solicitar o benefício, uso do aplicativo para solicitar o benefício (CAIXA Auxílio Emergencial), uso do aplicativo para recebimento e utilização digital do recurso (CAIXA TEM), recebimento do benefício por meio da poupança digital e informações sobre datas e procedimentos para saque.

Os atendimentos tiveram início no dia 10 de abril de 2020 e foram realizados durante todos os dias da semana, inclusive sábados, domingos e feriados. A equipe do NAF-UEFS também criou posts informativos com as dúvidas mais frequentes dos atendimentos, os quais foram divulgados no feed e nos stories do Instagram do @nafuefs.

A ação contou com o envolvimento de uma docente (coordenadora do núcleo) e seis discentes que fazem parte da equipe NAF-UEFS. Todos os atendimentos foram prestados de forma on-line via mensagem no Instagram do núcleo: @nafuefs.


Orientações – MP 936 – suspensão e redução de carga horária no contrato de trabalho

MP936a    MP936b

A Medida Provisória 936 tem por objetivo a manutenção do emprego e da renda durante o estado de calamidade pública decorrente da Covid-19. A princípio, o Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal – NAF-UEFS teve por objetivo oferecer serviço gratuito de orientação sobre suspensão e redução de carga horária no contrato de trabalho de trabalhadores domésticos. A ideia era orientar os empregadores sobre como fazer o procedimento no site do Ministério da Economia e no E-Social, de forma a garantir o benefício para empregados domésticos.

Entretanto, durante o primeiro dia de atendimento, um número significativo de trabalhadores e trabalhadoras dos diversos segmentos da economia entraram em contato para tirar dúvidas sobre seus contratos que estavam sendo suspensos ou tendo a carga horária reduzida, conforme a MP 936. Diante deste cenário, a equipe NAF-UEFS resolveu ampliar seus atendimentos. Além de orientar empregadores (pessoa física) sobre como proceder junto ao Ministério da Economia e junto ao E-Social, o NAF-UEFS também passou a orientar os empregados que tiveram seus contratos suspensos ou carga horária reduzida.

Os serviços ofertados aos empregadores (pessoa física) foram: orientações sobre como informar a suspensão ou redução de carga horária no site do Ministério da Economia e os procedimentos sobre a redução ou suspensão no Portal do E-Social. Para os empregados, são orientações gerais sobre as regras e a interpretação da MP 936, a exemplo de cálculo do valor a receber (com base no cálculo do seguro-desemprego), informações sobre quem pode receber, como receber e como acompanhar a solicitação feita pelo empregador.

Os atendimentos tiveram início no dia 28 de abril e aconteceram durante todos os dias da semana, inclusive sábados, domingos e feriados.

A ação contou com o envolvimento de uma docente (coordenadora do núcleo) e três discentes que fazem parte da equipe NAF-UEFS. Todos os atendimentos foram realizados de forma on-line, via mensagem no Instagram do núcleo: @nafuefs.


Atendimentos – IRPF 2020

IRPF2020a

O Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal / NAF-UEFS, em parceria com o Projeto UEFS Cidadã, ofereceu serviço gratuito de orientação e elaboração da declaração de ajuste anual do Imposto de Renda Pessoa Física 2020. Foi ofertada ao público a prestação do serviço de DIRPF 2020, bem como esclarecimentos de dúvidas, orientações sobre a legislação que regulamenta o tributo e o preenchimento da declaração, sempre incentivando o contribuinte a elaborar sua própria declaração.

Em função do cenário de pandemia, os serviços foram prestados por meio do Instagram @nafuefs e por meio do e-mail nafuefs@uefs.br, informando nome completo, e-mail e telefone. Assim, um dos voluntários da equipe entrava em contato para prestar o serviço de forma on-line.

Os serviços para elaboração da D IRPF foram prestados de 01 de maio de 2020 a 10 de junho de 2020 e durante o período foram transmitidas 19 declarações.  As orientações sobre a legislação que regulamenta o tributo e sobre o preenchimento da declaração foram ofertadas até o final do mês de junho.

Os atendimentos envolveram a participação de 04 docentes, 03 estudantes e 10 contadores voluntários e ex-alunos do curso de bacharelado em Ciências Contábeis da UEFS. A parceria com os egressos do curso foi uma ideia para viabilizar a operacionalização do projeto, já que, em função da suspensão das atividades presenciais na UEFS, não houve possibilidade de realização de capacitação para os discentes e nem de oferta do serviço presencial com a supervisão de professores.

Os plantões para elucidação de dúvidas sobre a DIRPF 2020 aconteceram de forma ininterrupta durante todo o período para elaboração (até o final do mês de junho).

Após o prazo para transmissão da DIRPF, o NAF-UEFS continuou seus atendimentos via Instagram, com o objetivo de ajudar os contribuintes que precisaram fazer o envio fora do prazo, além do auxílio para o acompanhamento da Declaração (tanto consulta de restituição quanto verificação de possíveis casos de malha fiscal).


É importante destacar que estas ações continuam a ser prestadas, embora a procura por estes serviços já tenha diminuído significativamente.


Demais atividades

22 e 23/10/2019 – 3ª Feira de Graduação da UEFS

3FeiraGradNAF

O NAF-UEFS se fez presente na 3ª edição da Feira de Graduação da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), fazendo parte do stand do curso de Ciências Contábeis, com o objetivo de divulgar o núcleo como parte da extensão do curso e sua contribuição para formação do bacharel em Ciências Contábeis.

Na ocasião, foram ofertados ao público serviços com relação ao CPF: consulta, regularização e impressão.

A ação foi realizada no Módulo 3 da UEFS, nos dias 22 e 23 de outubro de 2019. Os atendimentos envolveram a participação de duas docentes e três discentes da equipe NAF-UEFS, que se juntou a outros 25 discentes do curso de Ciências Contábeis para apresentar o curso e a profissão de contador para estudantes do ensino médio.

Nos dois dias foram realizados 32 atendimentos, em sua maioria a estudantes de escolas públicas de Feira de Santana e cidades circunvizinhas.


18 e 19/09/2019 – Plantões ITR 2019

ITR19a

O Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal da UEFS (NAF/UEFS) firmou parceria com a Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado da Bahia (FETAG-Ba) para disponibilizar à sociedade os serviços de orientação e elaboração da declaração do Imposto Territorial Rural – ITR 2019, por meio de plantões organizados pelo NAF/UEFS. A iniciativa faz parte do Projeto UEFS Cidadã, o qual realiza importantes atividades de extensão focadas na comunidade interna e externa.

ITR19b

Os plantões de atendimento aconteceram nos dias 18 e 19 de setembro, na sede da Fetag-Ba, e contaram com a oferta de serviços prestados por docentes e discentes do curso de Bacharelado em Ciências Contábeis da UEFS.

ITR19c

Esta ação teve o apoio do Colegiado de Ciências Contábeis, do Departamento de Ciências Sociais Aplicadas (DCIS), da Pró-Reitoria de Extensão (PROEX), da Receita Federal do Brasil e da FETAG-Ba.


10 a 24/04/2019 – Plantões IRPF 2019

 IR19

Entre os dias 10 e 24 de abril de 2019, no MT 46, localizado no Módulo 4 do campus da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), foram realizados os plantões do IRPF 2019 oferecidos pelo Projeto UEFS Cidadã, voltados ao atendimento à sociedade para orientação e elaboração da DIRPF 2019 (Declaração de Imposto de Renda 2019).

 IR19b

Durante os plantões, organizados pelo Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF/UEFS), estudantes e professores do curso de Bacharelado em Ciências Contábeis estiveram à disposição da comunidade acadêmica e externa para a prestação do serviço de DIRPF 2019, bem como para esclarecimentos de dúvidas, orientações sobre a legislação que regulamenta o tributo e o preenchimento da declaração.

IR19c

Ao todo, foram realizados 9 nove plantões, durante os quais foram protocolados 140 atendimentos (sendo transmitidas 113 Declarações e realizados mais 27 atendimentos com caráter de orientação e esclarecimento de dúvidas sobre diversas questões que envolvem a DIRPF 2019).


03/04/2019 – Palestra: IRPF 2019

Palestra19a 

O NAF/UEFS promoveu, no dia 03 de abril de 2019, no Auditório 3 do Módulo 4 da Universidade Estadual de Feira de Santana o evento para dar início aos Plantões de atendimento do IRPF 2019 oferecidos pelo Projeto UEFS Cidadã. Na oportunidade, tivemos o prazer de receber a analista-tributária da Delegacia da Receita Federal de Feira de Santana, Marirone Lima, que proferiu a palestra intitulada “NAF: um importante Elo entre a Receita Federal e as IES e auditora-fiscal da Receita Federal, Cátia Rosana Ferreira, que proferiu a palestra intitulada “IRPF 2019 - Destinação ao FMDCA (Fundo dos Direitos da Criança e do Adolescente) e ao Fundo dos Direitos dos Idosos”. Para fechar o evento, tivemos a importante participação da Sra. Liliane Carvalho, presidente do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente de Feira de Santana, que explanou sobre as atividades já realizadas com os recursos do FMDCA.

Palestra19c

O evento teve por objetivo disseminar os conhecimentos acerca da destinação de parte do Imposto de Renda Pessoa Física 2019 ao FMDCA e ao Fundo dos Direitos dos Idosos, na perspectiva de incentivar os contribuintes a fazerem essa destinação em suas DIRPF como forma de ajudar a mudar a realidade de crianças, adolescentes e idosos que vivem em Feira de Santana, como também de apresentar aos discentes do curso de Bacharelado em Ciências Contábeis da UEFS as características, ações e oportunidades que o NAF UEFS pretende possibilitar aos mesmos.


Palestra19b

Esta ação teve o apoio do Colegiado de Ciências Contábeis, do Departamento de Ciências Sociais Aplicadas (DCIS), da Pró-Reitoria de Extensão (PROEX) e da Receita Federal do Brasil.



Recomendar esta página via e-mail: