• Imagem cabeçalho site do colegiado de contabeis, logo

Jornada do Empreendedor Contábil

A Jornada do Empreendedor Contábil é uma atividade interdisciplinar em formato de desafio intitulado “O Empreendedor Contábil”, e é realizada semestralmente pelos estudantes matriculados na disciplina Jogos de Empresas, sob a coordenação pela Professora Ms. Marcly Amorim Pizzani. O desafio consiste em constituir um empreendimento na forma de Sociedade Limitada, bem como elaborar as principais ferramentas de um plano de negócio.

O trabalho objetiva desenvolver as habilidades dos estudantes de contabilidade relacionadas ao Empreendedorismo aliado aos conhecimentos contábeis adquiridos ao longo do curso na formação de um gestor patrimonial, como também estimular a prática de ações interdisciplinares, uma vez que envolve conteúdos de diferentes componentes curriculares.

Para cumprir o desafio, cada equipe precisa constituir uma empresa de ramo diferenciado dos demais grupos, cujos sócios serão os próprios membros da equipe e assim, enquanto empreendedores, desenvolvem atividades como escolha do ramo da empresa, criação da história do empreendimento inserida na realidade do mercado, criação de logomarca, definição de mix de produtos, criação de produto ou serviço inovador, estabelecimento de missão, visão e valores, criação de layout e organograma de funcionamento, elaboração de projeto de responsabilidade social e estudo da carga tributária do ramo escolhido, com a apresentação de relatórios contábeis do último exercício social.

A última etapa do desafio é a apresentação dos projetos de cada equipe à comunidade durante a realização da Jornada, que já se tornou um concorrido evento entre estudantes dos diferentes semestres do curso, além de contar com a participação de professores e estudantes de outros cursos.

O Professor José Renato Sena Oliveira, que leciona nos cursos de Ciências Contábeis e Administração, tem participado da Jornada ao longo dos semestres. Ele declara que

“De forma bastante criativa, os estudantes buscam envolver o público com o empreendimento, montam um cenário, apresentam os resultados das atividades desenvolvidas, realizam atividades lúdicas, distribuem brindes personalizados dos Empreendimentos e mostram perfis em redes sociais, além de mostrarem escolhas contábeis e a simulação dos resultados do empreendimento, o que dá um ar de realismo à atividade e evidencia a conexão com outros componentes do currículo. Tenho levado os estudantes da disciplina de Contabilidade e Análise de Custos, do curso de Administração, para assistirem ao evento e a avaliação que os mesmos fazem dessa atividade tem sido muito positiva”.

As atividades desenvolvidas se correlacionam com diferentes componentes curriculares do curso de Ciências Contábeis, como Contabilidade de Custos, Contabilidade Gerencial, Controladoria, Contabilidade Tributária, Planejamento Tributário, Orçamento, Consultoria Contábil-Financeira, Sistemas de Informações Contábeis, Laboratório Contábil e outros.

Veja um pouco das últimas edições da Jornada.

 

17 de dezembro de 2019 – XIV Jornada do Empreendedor Contábil

14JEC 

 

01 de agosto de 2019 – XIII Jornada do Empreendedor Contábil

 13JEC

Recomendar esta página via e-mail: