• Imagem cabeçalho site do colegiado de contabeis, logo

Monitoria

Monitoria é a denominação dada ao processo de iniciação à docência, oportunizado aos alunos dos cursos de graduação ofertados pela UEFS, no intuito de contribuir para a formação acadêmico-profissional numa determinada área do conhecimento. A Universidade possui um Programa de Bolsa Monitoria, regulamentado pela Resolução CONSEPE n° 208/2010, o qual é coordenado pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PROGRAD).

De acordo com a Pró-Reitoria, os objetivos do Programa de Bolsa Monitoria são:

– Proporcionar ao estudante de graduação, a oportunidade de engajar-se em plano de trabalho de atividades de ensino que possibilitem o aperfeiçoamento do conhecimento e o desenvolvimento de atitudes e habilidades favoráveis à sua formação acadêmica e profissional;

– Criar condições de aprofundamento teórico e desenvolvimento de habilidades relacionadas à atividade docente;

– Estabelecer práticas e experiências pedagógicas que permitam a interação dos estudantes monitores com o corpo docente, discente e técnico administrativo.

Além do Programa de Monitoria, desde 2018 a UEFS instituiu a Monitoria Voluntária, a qual, segundo a PROGRAD, se destina “aqueles estudantes que tiverem interesse pelo exercício da monitoria sob a orientação de Professor/Orientador, ainda que sem a compensação financeira (sem bolsa), trata-se de uma proposta apresentada pelo Comitê de Bolsa Monitoria, que busca valorizar o ensino de graduação diante da cooperação mútua entre docentes e discentes, a própria a vivência acadêmica e integração curricular, em seus diferentes aspectos”.

As informações completas sobre estes programas estão disponíveis no site da PROGRAD (http://www.prograd.uefs.br).

Em 2019, a Profa. Dra. Tânia Cristina Azevedo teve aprovação do projeto de Monitoria em Contabilidade das Organizações Cooperativas e Terceiro Setor, com a concessão de 1 (uma) bolsa no Projeto de Bolsa Monitoria, oferecido pela UEFS, como detalhado a seguir

TÍTULO DO PROJETO

Monitoria em Contabilidade das Organizações Cooperativas e Terceiro Setor.

DETALHAMENTO

Edital n°:

01/2019

Data:

25/10/2019

Duração:

12 meses.

Tipo:

X

Bolsa Monitoria

 

Monitoria Voluntária

Início do projeto

Novembro/2019.

Componente curricular

Contabilidade das Organizações Cooperativas e do Terceiro Setor (CIS461)

Objetivo(s):

1. Desenvolvimento de atividades de apoio aos alunos e professor nas atividades de ensino de cunho teórico e prático.

2  Apoio ao desenvolvimento de atividades de aprofundamento de temas relacionados com a disciplina e aperfeiçoamento dos métodos de aplicação do conteúdo programático.

3 Apoio à administração, manutenção e aperfeiçoamento do acervo bibliográfico e recursos didáticos e laboratoriais à disposição d do componente curricular.

EQUIPE

Orientador (a)

Discente:

Profa. Dra. Tania Cristina Azevedo

Ana Cecília de Oliveira Cordeiro.











Também no semestre 2019.2, o Curso de Ciências Contábeis contou com a monitoria voluntária relativa ao projeto Monitoria em Organização e Contabilidade Rural, sob a coordenação da Profa. Ms. Ana Carla Evangelista dos Santos, conforme detalhado a seguir:

TÍTULO DO PROJETO

Monitoria em Organização e Contabilidade Rural

DETALHAMENTO

Edital n°:

01/2019

Data:

19/11/2019

Duração:

4 meses.

Tipo:

 

Bolsa Monitoria

X

Monitoria Voluntária

Início do projeto

Novembro/2019.

Componente curricular:

Organização e Contabilidade Rural (CIS 454)

Objetivo(s):

Geral: Conhecer a aprimorar os conhecimentos acerca da Contabilidade Rural que são passados em sala de aula.

Específicos: 1. Relacionar o conhecimento da Contabilidade às demandas das entidades rurais; 2. Desenvolver habilidades práticas adequadas a gestão contábil das organizações rurais; 3. Conhecer as principias pesquisas relacionadas a produção de conhecimento contábil  voltadas as entidades rurais; 4. Possibilitar ao monitor a vivência da prática pedagógica.

EQUIPE

Orientador (a)

Discente:

Profa. Ms. Ana Carla Evangelista dos Santos

Herberty Cerqueira Lima











Recomendar esta página via e-mail: