• Imagem cabeçalho site do colegiado de contabeis, logo

Viagens de campo e visitas técnicas

As viagens de campo da UEFS são disciplinadas pela Resolução CONSEPE nº 109/2017, que “Regulamenta as Atividades de Campo dos Cursos de Graduação da UEFS e dá outras providências. De acordo com a referida Resolução, as atividades de campo têm por objetivo geral “constituir-se como um dos elementos fundamentais para a formação do aluno de graduação da UEFS, por agregar conhecimento teórico-prático ao aproximá-lo do objeto de estudo por meio de metodologias de ensino e de aprendizagem apropriadas, com vistas à construção da identidade profissional”.

Dada a sua finalidade, o Programa de Viagens de Campo, o qual é coordenado pela Pró-reitoria de Ensino de Graduação (PROGRAD), representa uma oportunidade para que os discentes do Curso de Ciências Contábeis possam conhecer de perto a realidade do objeto de estudo.

Para ter acesso ao Programa, os docentes precisam apresentar, semestralmente, a proposta de realização da viagem, voltada a conhecer em campos de prática dos componentes curriculares ministrados e podem ser compartilhadas com mais de um docente ou componente curricular. As propostas são avaliadas no âmbito da Prograd e levam em conta o mérito e a disponibilidade orçamentário-financeira da Universidade.

Além das viagens de campo, contempladas pelo programa institucional, também foram realizadas visitas técnicas, com a finalidade de conhecer o cotidiano e a operacionalização as atividades práticas relativas aos componentes curriculares oferecidos no Curso, com vistas a solidificar a formação discente.

Nos últimos anos, foram realizadas atividades de campo no Curso de Ciências Contábeis para as turmas de Contabilidade Rural, sob a coordenação do Prof. Dr. Juliano Almeida de Faria, tendo como destino as Fazendas Fazenda Reunidas Santa Maria, no Distrito de Jaíba, e a Fazenda Bocaiúva Orgânicos, no Distrito de Humildes, ambas no município de Feira de Santana-BA.

Também foram realizadas visitas técnicas em entidades de Feira de Santana, sendo uma ao Dispensário Santana, promovida pelo componente curricular Contabilidade das Organizações Cooperativas e do Terceiro Setor, sob a coordenação da Profa. Dra. Tânia Cristina Azevedo, e outra à Secretaria Municipal da Fazenda de Feira de Santana, como atividade do componente curricular Planejamento e Orçamento Público, sob a coordenação da Profa. Ms. Ana Carla Evangelista dos Santos.

Os detalhes sobre as viagens de campo estão disponíveis no site da Prograd (http://prograd.uefs.br/).

Recomendar esta página via e-mail: