• Imagem cabeçalho site do colegiado de contabeis, logo

Estágio Supervisionado

As diretrizes curriculares para o curso de Ciências Contábeis estabelecidas pelo MEC destacam, entre outras categorias, a teoria e a prática na integralização do currículo, categorias estas que devem se articular dialeticamente ao longo do curso.

Daí a concepção de estágio como eixo articulador adotado pelo curso de Ciências Contábeis da UEFS. Eixo articulador da formação do profissional, pois é aí que teoria e prática são dialeticamente trabalhadas, constituindo uma unidade indissociável.

Na verdade, é impossível separar teoria e prática mesmo quando se afirma que a teoria fundamenta a prática. O homem não é um ser de um ato atrás do outro, como se pensamento e ação fossem uma linha de montagem, ele é um ser de constante ebulição desta relação e para idealizar uma prática precisa estar inserido nesta prática, daí a importância do estágio.

A atividade acadêmica precisa de respaldo teórico, tanto para os avanços dos seus projetos humanos como dos seus projetos profissionais, porém é ligado à prática que o ato teórico estabelece, a partir do que o acadêmico é, concretamente, como um todo, um ser de relações com o mundo.

É, comprometendo-se profundamente como construtor de uma práxis, que o acadêmico se forma. A partir de sua prática ele constrói uma teoria que se identifica com elementos decisivos de sua própria prática, acelerando assim o seu processo de formação.

O estágio supervisionado, portanto, não se definirá como critério de verdade da organização curricular em ação, mas se caracterizará como aquele componente curricular que se configura como estratégia teórico-metodológica que buscará assegurar a unidade conteúdo/forma, enquanto elemento essencial à construção da síntese formação/prática/ atividade profissional.

Desta forma, o estágio supervisionado aproxima o acadêmico da realidade na qual irá atuar, vivenciando situações reais de trabalho no seu campo profissional, oportunizando a elaboração de propostas e execução de ações articuladas com o mercado de trabalho, empresas, órgãos públicos, privados e sociedade em geral.

O Estágio Supervisionado será desenvolvido através de Convênios entre UEFS e Empresas. Poderá ainda o estágio ser realizado na própria instituição, no ambiente do laboratório contábil, que será estruturado e operacionalizado pelo Colegiado do curso.

O Estágio Supervisionado visa levar à prática os ensinamentos teóricos obtidos nas disciplinas voltadas às Ciências Contábeis, buscando atender às necessidades dos futuros contadores em ambiente de trabalho. O estágio Supervisionado deverá iniciar a sua operacionalização a partir do 6º semestre do curso.

Fonte: Projeto de Renovação do Reconhecimento do Curso.

Recomendar esta página via e-mail: