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Critérios de Avaliação

A avaliação de aprendizagem é entendida como uma prática pedagógica processual, contínua, reflexiva e multidimensional que objetiva o êxito do trabalho dos professores e estudantes na construção e reconstrução permanente das competências (conhecimentos, habilidades e atitudes) estabelecidas no Plano de Ensino de cada uma das disciplinas que compõem o Curso de Ciências Contábeis da UEFS.

O atual Sistema Acadêmico de Avaliação, implantado pela Resolução CONSU no 46/2006, de 29 de novembro de 2006, a define como um processo democrático de diagnóstico permanente, informando a avaliadores e avaliados, recuos e estagnações detectados no processo para reforçar acertos e corrigir falhas.

A escala de notas estabelecidas para a representação das avaliações é de zero a 10 (dez). São realizadas três avaliações por disciplina, sendo que a média destas avaliações é denominada média parcial consolidada (MPC). A média parcial consolidada igual ou superior a 7 (sete), adquirida pela média aritmética simples, com, no máximo, uma casa decimal, aprova o aluno sem a realização de prova final, situação esta denominada de ‘Aprovação por Média’ (AM). A obtenção de média parcial consolidada inferior a nota 7 (sete) e igual ou superior a 3 (três) encaminha o aluno para a realização de Prova Final que, neste caso, passa a exigir para cálculo final a média ponderada. A média das medidas parciais consolidadas passa a ter peso 0,6 (zero vírgula seis) enquanto a avaliação final passa a ter peso igual a 0,4 (zero vírgula quatro).

É considerado aprovado, o aluno com a prova final logre média final (MF) igual ou superior a 5,0 (cinco) e, cumulativamente, tenha alcançado 75% de frequência.

Nos diversos componentes curriculares, à exceção do Trabalho de Conclusão do Curso, cada professor é livre para proceder ao melhor método de avaliação da aprendizagem aos estudantes. Assim as formas são as mais variadas, desde as tradicionais provas dissertativas e seminários orais, até apresentação escritas de artigos e outras formas de trabalhos acadêmicos.

O resultado das avaliações bem como a frequência dos estudantes são publicizados aos estudantes pelos respectivos professores responsáveis dos componentes curriculares eletronicamente num portal gerenciado pela PROGRAD, conhecido como Portal Sagres. Trata-se de uma ferramenta eletrônica para variados fins acadêmicos que é adotada não só pela UEFS como por outras IES de todo o País. Esse portal pode ser acessado em http://academico2.uefs.br/Portal/.

No Portal Sagres os professores podem ter contato com os estudantes de seus componentes curriculares, individualmente ou em grupo, bem como ter acesso a outras funcionalidades. Os planos de ensino das disciplinas são disponibilizados no sistema online para que o estudante tenha possibilidade de acompanhar o cumprimento da ementa, conforme rege a Resolução CONSEPE 76/2016.

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