06/03/2021 22:03

NAF-UEFS selecionado em estudo internacional do EUROsociAL sobre ações durante a pandemia

Eurosocial

O Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal da Universidade Estadual de Feira de Santana (NAF-UEFS) foi selecionado para fazer parte de um estudo internacional sobre experiências de suporte contábil e tributário, em especial a grupos em situação de vulnerabilidade social, no contexto da crise da COVID-19.

O estudo foi desenvolvido dentro das ações do EUROsociAL, programa de cooperação entre a União Europeia e a América Latina que contribui para a redução das desigualdades, apoio nos processos de formulação, reforma e implementação de políticas públicas em 19 países, focando sua ação nas áreas de igualdade de gênero, governança democrática e políticas sociais. O programa é financiado pela União Europeia.

A pesquisa mapeou as ações de cerca de 40 NAFs de 8 países (Argentina, Bolívia, Brasil, Colômbia, Costa Rica, Equador, México e Peru) e contextualiza essas ações diante da crise durante a pandemia, que coloca a tributação e as desigualdades como questões centrais do debate. O estudo propõe um quadro conceitual de análise a partir do mapeamento das boas práticas, sistematização das experiências NAF mais marcantes e conclusões e reflexões estratégicas para o futuro.

O autor do estudo foi Antonio Rodríguez-Carmona, consultor e Expert EUROsociAL. Os dados referentes ao NAF-UEFS foram coletados por meio de relatórios disponibilizados pela coordenação nacional da Rede NAF no Brasil e de entrevistas com a coordenadora do NAF-UEFS, Profª. Ms. Priscilla Motta Oliveira Ramos e com a coordenadora do curso de Bacharelado em Ciências Contábeis, Profª Dra. Iracema Raimunda Brito Neves Aragão, ambas docentes do Departamento de Ciências Sociais Aplicadas da UEFS (DCIS/UEFS).

Os resultados foram publicados no E-Book intitulado El potencial de los Núcleos  de Apoyo  Contable y Fiscal (NAF)  como palanca de inclusión social” [O potencial dos Núcleos de Apoio Contábil e Fiscal (NAF) como alavanca de inclusão social, em tradução livre], cujo lançamento aconteceu virtualmente, na sede do EUROSocial em Madri (Espanha), no último dia 2 de março de 2021. O E-book completo está disponível neste link. O NAF-UEFS é citado nas páginas 25, 73; 78; 81; 94; 110; 117; 127 a 136; 196 e 202 da obra.

Trata-se de um importante reconhecimento das atividades desenvolvidas pelo NAF-UEFS e que envolve docentes e discentes do Curso de Ciências Contábeis. O NAF-UEFS é uma parceira entre a UEFS e a Receita Federal do Brasil.